Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

 

Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular; com movimentos corporais estereotipados como agitar as mãos; e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas.

 

A qualidade de vida de muitas crianças e adultos pode ser significativamente melhorada por um diagnóstico precoce e a indicação de tratamento. Saiba mais aqui.

TDAH

Transtorno de Déficits de Atenção e Hiperatividade – TDAH

 

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. 

Tratamento do TDAH

Deve ser multidisciplinar, ou seja, uma combinação de reabilitação neuropsicológica, psicoterapia, medicamentos, fonoaudiólogos, psicopedagogos (quando se fizer necessário), treinos de neurofeedback, orientação aos pais e professores.

 

É muito importante que o paciente tenha o acompanhamento de profissionais especializados para que o seu diagnostico seja efetuado de forma correta e as reabilitações sejam desenvolvidas de forma eficaz e adequada as suas reais capacidades e potencialidades. Aconselha-se que todos os profissionais que estiverem engajados na reabilitação devam ser especialistas   e conheçam bem as dificuldades e realidades do TDAH.

 

Psicoterapeutas que trabalham com TDAH precisam ter conhecimento sobre transtornos e seus sintomas e conformidades para poder fazer o diagnóstico diferencial, pois muitos sintomas do TDAH podem confundir –se com outros   transtornos. Queixas cognitivas de desatenção, impulsividade e hiperatividade nem sempre estão relacionadas ao diagnóstico de TDAH. Saiba mais aqui.

Transtorno de Aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem fazem parte da realidade das salas de aulas de nossas escolas e tem gerado grande ansiedade nos professores e pais de alunos, devido ao seu agravamento e a falta de solução imediata.

 

As dificuldades escolares ocorrem devido a várias causas. A criança pode apresentar alguma dificuldade particular que faz com que o aprendizado de certas habilidades se torne mais difícil que o normal. Saiba mais aqui.